quarta-feira, 16 de setembro de 2009

GESTAR II

GESTAR II
FORMADORA GIANKA BEZERRIL
ZORAIDE PEREIRA DE ARAUJO SILVA
Avançando na prática – TP4
Unidade 13 – Pág.31 - Letramento

Objetivos:
. Observar e analisar ambientes letrados
. Entender as práticas da cultura escrita

Recursos : textos de propagandas pesquisados pelos alunos, anúncios, avisos e todo tipo de escrita encontrada nos diversos ambientes letrados que foram observados e trabalhados.

Desenvolvimento : A turma foi dividida em sete grupos ficando um ambiente letrado para cada um
( casa, rua, outdoors, trânsito, igreja, escola, shopping ) Pesquisaram e trabalharam com a confecção de cartazes, fazendo como atividade final a apresentação final para o grande grupo. Durante a exposição dos trabalhos, aqueles que mais se destacaram foram os do ambiente casa e do shopping. O primeiro porque fez uma explanação sobre o fato de que a partir do momento que acordamos estamos em contato com produtos que têm algo escrito no rótulo. Desde o creme dental até os mais variados produtos de embagens diversas que usamos em uma casa durante o dia faz com que mesmo sem sair passamos o dia num ambiente bastante letrado. O grupo que apresentou o letramento do shopping, após a visita ao local e recolher várias propagandas, retornou à escola, fez o cartaz e, surpreendentemente, apresentou cada componente atuando como dono de cada comércio ali exposto. Os alunos propagavam os artigos de forma autêntica e bem humorada,isto é, foram além do que foi solicitado no trabalho, enriquecendo a prática. Os demais grupos apresentaram seus trabalhos atingindo os objetivos.

Conclusão: A finalização dos trabalhos aconteceu com a apresentação de um dos melhores trabalhos apresentados durante o ano: o ambiente letrado.

ESCOLA ESTADUAL RÔMULO WANDERLEY
PROFESSORA: Zoraide Pereira de Araujo Silva
GESTAR II
FORMADORA: Gianka Bezerril

Avançando na prática – TP4
Unidade 14 – pág. 85

Para iniciar a atividade, passei uma folha de papel para que cada aluno escrevesse o assunto do qual mais gostasse de falar ou escrever. Após todos escreverem, expliquei o objetivo da atividade: maior integração, pois quando a formação dos grupos é livre há uma tendência de serem sempre as mesmas pessoas que se reúnem. Agruparam-se de acordo com a coincidência do assunto escolhido, ficando com número de participantes diversos, conforme era esperado. Houve caso de produção textual individual. Usamos duas aulas nessas atividades iniciais.
No dia seguinte, tivemos mais duas aulas para as apresentações dos textos de cada grupo, sempre com interferência oral dos demais participantes.
Avalio a experiência positivamente porque houve uma boa integração entre os alunos. Esse fato nem sempre é possível, pois quando a formação dos grupos é livre há uma tendência de serem sempre as mesmas pessoas. Outro fator válido verificar um grau de interesse maior, visto que estavam escrevendo um assunto preferido e escolhido livremente por eles.
(FOTOS BREVEMENTE)

Escola Estadual Rômulo Wanderley
Professora : Zoraide Pereira de Araujo Silva
Língua Portuguesa
Turma : 9° ano



Unidade 9 : gêneros textuais e competência sociocomunicativa
Avançañdo
na Prática – página 25, TP3
Duração : 4 aulas

Objetivos:
1. Melhorar a competência comunicativa dos estudantes.
2. Apresentar diversidade de textos aos alunos, trabalhando mais um gênero textual.

Recursos: Cópias das biografias de Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis para todos
os alunos.

Desenvolvimento: Após distribuição dos textos, falamos sobre o gênero biografia que os alunos já conheciam. Expliquei a escolha das biografias de Drummond e Machado de Assis por estarmos trabalhando a obra machadiana, Dom Casmurro, e sempre estudarmos textos deste autor. Após a leitura silenciosa, fizemos uma oral, em segida, analisamos os textos identificando as informações que constituem o gênero biográfico. Na segunda aula, cada aluno escreveu sua própria biografia na terceira pessoa. No dia seguinte, no primeiro horário, foi feita uma troca de textos de modo que o colega lia e sugeria mudanças na produção textual do outro. Foi uma movimentação bem interessante para eles. Na sequência foi feita a reescrita das autobiografias.
Observei que foram atividades fáceis, porém prazerosas para eles que gostaram da intervenção dos colegas no momento de reescrever os textos. Como não tinha tido essa experiência antes, observei o saldo positivo para mim e os meus alunos.

Unidade 10 – Trabalhando com gêneros textuais (literário e não literário )
Avançando na prática – página 64 – TP3

Recursos: Cópias dos textos que estão na atividade do “Avançando na Prática”, página 64, TP3, para a turma que foi dividida em 4 grupos.


Desenvolvimento: Na primeira aula os textos foram apresentados aos grupos e lidos oralmente, identificando algumas características dos gêneros : artigo jornalístico, anúncio, classificado de jornal, poema e horóscopo. Na segunda aula, cada grupo trabalhou um gênero, sempre orientado por mim, haja vista que esta atividade é de um alto grau de dificuldade para minha turma. No segundo dia, durante o primeiro horário foi apresentado o resultado de cada grupo aos demais. Na segunda aula, eles escolheram textos de jornais e revistas para analisarem.
Percebi que o trabalho com a sugestão deste avançando na práica teve um alto grau de dificuldade para meus alunos. Mesmo assim, valeu a pena fazê-las, pois aos poucos alcançamos um bom resultado com o trabalho de identificação e análise de gêneros literários.

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